13 de janeiro de 2011

Caldo de Couve-Flor e livrinhos...

Boa tarde, queridos leitores!

Há tempos eu estava com vontade de fazer este caldo que a Fernanda Reali postou, mas com tanta chuva não encontrava uma couve-flor bonita por aqui. Finalmente encontrei. E reuni a família e fiz um caldo pra esquentar uma noite chuvosa de verão, rs. Confesso que estava meio com medo de ficar sem graça, mas ficou tão bom, mas tão bom, que minha irmã ficou doida pra levar e almoçar no outro dia, rs, só que não sobrou quase nada! E rendeu uns 4 litros, sabe?

Cozinhei uma couve-flor (uma dica: depois de lavá-la bem coloque numa bacia com bastante água e sal, tipo uma salmoura mesmo e deixe de molho, se tiver algum bichinho indesejado ele bóia) em 1 litro de caldo de galinha feito em casa (eu só tinha 1 litro feito em casa) e 2 litros de água com dois tabletes de caldo de galinha de caixinha, cebola, alho, orégano e azeite. Depois fiz como a Fer, bati a couve-flor no liquidificador com umas 2 conchas de caldo cozido, dissolvi a farinha de trigo em um pouco de caldo que ficou na panela e misturei tudo bem, fui mexendo até engrossar e deixei cozinhar por uns 15 minutos, só que achei que estava muito ralo, então, dissolvi mais 1 colher de sopa bem cheia de farinha de trigo em um pouco de água e misturei ao caldo, deixei cozinhar mais uns minutinhos e pronto, ficou divino! 


Cortei pão de forma light de iogurte com linhaça em quadradinhos pequenos, coloquei numa forma antiaderente e reguei com um fiozinho de azeite, levei ao forno até ficar bem douradinho, pronto, croutons feitos em casa! Também ralei queijo parmesão fresco pra quem quisesse...


Minha irmã garantiu que estava igual aos caldos lá de Gramado, huuuum, que chique! Mas eu não posso falar pois ainda não fui pra lá, AINDA! rs

PS. Tirando o parmesão, é um prato bem leve.

Ah, e terça-feira minha filhota recebeu os livrinhos que pedi pra ela da Campanha do Itaú, ela adorou! É só se cadastrar no site e aguardar, é grátis. Quem me deu a dica foi a Ana Paula Santiago, o blog dela é muito gostoso de acompanhar, faça uma visita.


Beijocaaas!!!

5 comentários :

  1. Oi Graci, tudo bem?
    Eu já fiz esse caldo, meu marido adora couve flor e eu não sou muito chegada, mas no caldo eu adorei, fica uma delícia, além e ser light né? o melhor, fiz esses dias uma torta de brócolis com couve flor que também ficou divina.
    A tua apresentação do caldo tá apetitosa.
    Vamos nós nas comidinhas lights rs
    Bjokas

    ResponderExcluir
  2. Oi Graci, vim retribuir a vista na agenda de casa. Gostei do que vi aqui. Que caldo delicioso! Esse com certeza vou fazer qualquer noite! O passo-a-passo está ótimo.
    beijos, Ro

    ResponderExcluir
  3. Ai, que delicia! Eu peguei a receita do creme de couve flor com a Ritinha, do Pinto mas não bordo. Cada uma que faz muda um pouco, mas sempre fica bom!

    Obrigada por me citar, eu amie!

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro caldos e sopas. Todos. Todos mesmo. Vou te ensinar depois a fazer crotons. As vezes faço tantos crotons que ponho em vidor e dou de presente.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Adorei a receita do caldo de couve flor, e também adorei seu blog, já estou seguindo.
    Bjsss,
    jud-artes

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Deixe aqui seu recadinho.

Topo