3 de janeiro de 2011

DIETA COLETIVA - 1ª SEMANA

Boa tarde!!!

Essa é a 1ª semana da Dieta Coletiva. O 1º dia da dieta é o mais animador, correto? Pra mim, dessa vez, não é! Não sei se pelo fato de estar chovendo sem parar aqui há dias, não está calor como antes, pelo contrário, estamos dormindo até de cobertor, aquele friozinho delicioso e tentador pra comer e tomar chocolate quente, sabe? Ontem fui dormir com fome, não dormi direito. Mas segui firme e forte e não exagerei no café da manhã, mas não adianta, por enquanto não abro mão do café com açúcar (diminui a quantidade de açúcar, mas odeio adoçante). Estou tomando bastante água, meu almoço foi leve e saudável. Com essa chuva e sem estar matriculada numa academia, a caminhada ao ar livre fica pra outro dia, vou pular corda, fazer alongamento (fiz pilates por um bom tempo, então, sei bastante exercícios que podem ser feitos em casa e sem aparelho) e apelar pro meu simulador de caminhada, que é ótimo, mas me deixa com as articulações dos pés doloridas. 
Minha meta é voltar aos 55 quilos (estou com 65kg), é o meu peso anterior a gravidez da minha filha que está com 5 anos. Tenho esse objetivo principalmente pela minha saúde, pois quero viver bem e também pela auto estima, quem é que não gosta de experimentar roupas e ficar bem em todas elas, mesmo que não seja seu estilo, heim? Eu usava manequim 36, 38 era só se a confecção fosse pequena, e ainda tenho guardada meus jeans novíssimos que eu comprei antes de saber que estava grávida... Agora uso 40, já cheguei nos 42, e nessa época não comprava roupa de jeito nenhum.
Se eu conseguir emagrecer rápido, ótimo, mas essa não é a minha meta, pois quero emagrecer de forma saudável, comendo bem menos e fazendo exercícios, mas sem me privar de nada, só não posso abusar.

Então, encontrei na Revista Boa Forma, da Ed. Abril, 3 dicas valiosas pra quando se quer emagrecer. São dicas de profissionais conceituados, não são difíceis de seguir, só temos que ter força de vontade e pensar no quão mais leve queremos ficar. E mais felizes!


Passos para enxugar as medidas sem sacrifício 

1. Corte 50% do doce

A maioria de nós não resiste aos encantos açucarados e se rende principalmente ao chocolate quase todos os dias — e em doses exageradas. Ops, hora de mudar. “Quem quer conquistar um corpo cheio de curvas tem de reduzir a cota de guloseimas pelo menos pela metade”, diz o endocrinologista Alfredo Halpern. Se o açúcar representa o paraíso na terra cada vez que passa pela nossa boca, o doce também é cruel e impiedoso com a nossa silhueta. Então, por que permitir 50%? “Estudos comprovam que, quando se restringe demais o cardápio, cortando radicalmente os ingredientes mais amados, o risco de um ataque à geladeira aumenta potencialmente”, diz a nutricionista Ana Herb. Para as formiguinhas de plantão, há duas maneiras de manter o projeto musa. Se a necessidade de degustar um docinho for diária, tudo bem. Mas a dose terá de ser pequenina. Vale comer todo dia, por exemplo, um bombom Alpino ou Sonho de Valsa, uma banana passa com chocolate, dois cookies de chocolate, dois biscoitos recheados, dois brigadeiros pequenos (tamanho de festa), uma minibarrinha (15 gramas) de chocolate, daquelas que vêm em caixa com miniaturas da Lacta ou da Nestlé, ou dois Bis. Outra opção, mais recomendada: o regalo fica liberado só uma vez por semana e, nesse caso, a dose aumenta: uma taça com duas bolas de sorvete diet com cobertura diet, uma fatia de bolo ou de torta de frutas, um quadrado de brownie, uma fatia de pudim de leite, uma taça de musse ou uma barra de 50 gramas (tipo Suflair) de chocolate. Mas atenção: não misture dois doces em um só, como a tradicional dupla torta ou bolo com sorvete. E procure optar por doces que levem fruta, como musse de maracujá, torta de maçã, bolo de laranja, em vez daqueles que são chocolate puro. Assim, você reduz o teor de gordura da sobremesa e minimiza as calorias. E por último: quando for impossível resistir ao doce que mais ama, divida com uma amiga. Assim, as duas saboreiam a delícia sem sair da linha. 

2. Diga sim ao carboidrato camarada

Descarte de uma vez por todas aquela velha estratégia de cortar pão, massa e arroz para tentar um emagrecimento a jato. Várias pesquisas já provaram que reduzir drasticamente a cota de carboidrato do menu pode provocar queda no rendimento intelectual, cansaço e até mesmo depressão. “E quem adota regimes radicais está fadado a engordar tudo de novo”, diz o endocrinologista Walmir Coutinho. Mas como mantê-los no cardápio e perder peso? Você precisa saber escolher o carboidrato do bem. O refinado (presente no pão branco, nos biscoitos e no arroz branco) e o simples (como açúcar e mel) são campeões em aumentar sua fome. Ao serem ingeridos, o organismo libera rapidamente altas doses de insulina para manter o índice de glicose no sangue sob controle. E esse processo manda o apetite para as alturas. Além disso, alimentos como esses — que liberam altos índices de açúcar no sangue — são um dos principais responsáveis pelo diabetes tipo 2, que pode ser evitado adotando hábitos alimentares saudáveis. “Para despistar a fome, nutrir seu organismo e se deliciar com as refeições, adote os integrais”, diz Cleide Guimarães, do Vigilantes. Troque o arroz branco pelo integral, adote pão integral, de centeio, aveia ou de fibras e deixe de lado o pão francês ou o pão de fôrma tradicional. Opte por cereal matinal integral tipo Nesfit ou All Bran ou até mesmo aveia no lugar do tradicional Sucrilhos — altamente refinado e rico em açúcar. Se a pedida for macarrão, você encontra a versão integral em vários supermercados e lojas de produtos naturais. Quando quiser se deliciar com uma torta ou uma pizza e não tiver a chance de escolher as integrais, escolha um recheio de verdura ou legume, como brócolis, escarola e rúcula. Combinados com os carboidratos, eles ajudam a domar a sua fome.

3. Eleja seu Mc Dia Feliz

Hambúrguer, batata frita, sundae, milkshake... Qual de nós não vai à loucura por causa dessas guloseimas tentadoras? Mas o fim da história todas sabemos: arrependimento e ponteiro da balança em alta. As maravilhas do mundo da lanchonete se revelam entre os piores inimigos da dieta por ser carregadas de muita gordura — e conseqüentemente lotadas de calorias. Por isso, ou você passa a limitar a junk food no seu menu ou então vai estar fadada a viver reclamando das curvas. Mas o melhor vem agora: dá para fazer um acordo de paz com a balança sem ter que abandonar essas veneradas guloseimas. Ainda bem, porque a gente já está cansada de saber que isso é quase impossível. Tem dias que nada no mundo pode aplacar a gula a não ser um sanduíche caprichado ou um sundae daqueles. Por isso, pode incluí-los no cardápio, mas com sabedoria. “Um dos segredos é selecionar as combinações”, diz a empresária Lucília Diniz. Quando estiver na lanchonete, por exemplo, evite um menu explosivo. Se quiser um sanduíche mais reforçado, tipo Big Mac, dispense a batata frita e sobremesa. Quando quiser mais acompanhamentos, fique então com um lanchinho mais leve — por exemplo, um hambúrguer simples, uma batata pequena e um sorvete de casquinha. Se a vontade for detonar um sundae ou milkshake, permita só um sanduíche ou batata frita — e em doses pequenas. Nesse caso, o ideal é dividir o regalo salgado com uma amiga para saborear o doce sem peso na consciência. Quem adotar esse tipo de estratégia pode incluir um fast food no cardápio a cada 20 dias. Mas, se um dia sua vontade de devorar um lanche completo chegar às alturas, ok, vá em frente. Com duas condições. Primeira: maneirar no garfo nas outras refeições do dia, elegendo apenas pratos ultraleves. Segundo: esse tipo de farra gastronômica na lanchonete não pode virar rotina — sua cota é, no máximo, uma vez por mês.

Essa é a foto do MEU ANTES (que, por enquanto, é o meu agora também)

Eu e minha filha Laura.


Beijocas e muita força de vontade a vocês que estão participando!!!


11 comentários :

  1. Vc é linda! E vai ficar ainda mais linda porque sei que vai conseguir.
    Eu também tô nessa, criei o bloguito pra falar da dieta.
    Vai lá: buscandosaude.blogspot.com
    Bjokas
    Rosane

    ResponderExcluir
  2. Se a sua foto do "antes" e essa...imagina a do "depois".

    Vai arrasar quarteirao, menina!

    Boa dieta para nos. Vamos que vamos!!!

    ResponderExcluir
  3. Estamos juntas nessa !!!
    Com certeza o projeto musa está no caminho certo !!

    Bjus 1000 e adorei as dicas!!

    ResponderExcluir
  4. Ai estou nessa meninas..tb depois da gravidez engordei muito e agora quero voltar ao corpito de antes..beijos..tua filha é uma gatinha..

    ResponderExcluir
  5. Lindas vcs duas!!!!
    E gostei das dicas. Eu pessoalmente não abandono nada nas dietas, tento reduzir a quantidade, pois a gente come um prato para o estômago e outro para os olhos né?! heheheh
    Beijão e tô curiosa pra ver o depois de vc pois vai ficar mais linda ainda!

    ResponderExcluir
  6. Vc parece que tem pouco (kg)a perder, GRaciane. Uns 30 minutos de esteira e alimentação correta, todos os dias, é sucesso garantido.

    ResponderExcluir
  7. OI, Graciane !
    Vim te visitar pois vi que vc está participando da Dieta Coletiva e como sei que precisamos da força uma da outra ( todas nós) vim aqui pra me unir a vc nesta luta! E espero vc lpa no blog também,tá?
    Adorei suas dicas e vou atualizar meu post de hoje colocando o link daqui!
    É isso aí, vamo que vamo!
    Unidas venceremos! rsrsrsrs

    Um beijão cheio de carinho!
    Helena
    http://diaadiacorridinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Euzinha, doce euzinha, comi uma caixinha de chocolates. Com sorte, amanha me afogo numa salada de frutas. SEM CHANTILY, SEM CHANTILY, Inaie!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi! Vc está ótima, vai ficar ainda mais linda qdo emagrecer! Eu tb estou na dieta coletiva, fiz alguns posts sobre isso tb. Eu não gosto de adoçantes, mas já experimentou a sucralose? Tem um sabor muito melhor.

    Beijos
    Thaty

    ResponderExcluir
  10. Oi, querida!
    antes de mais nada, obrigada pela visitinha lá no blog.Aproveitei para conhecer seu cantinho. Gostei muito das dicas que vc publicou - especialmente a dos carboidratos camaradas. Por muito tempo fui daquelas adeptas aos regimes-relâmpago. E, invariavelmente, engordava de novo. Desta vez, estou no devagar e sempre. Ainda não consegui voltar à esteira, como tinha me proposto, mas estou cuidando direitinho da alimentação.
    Tenho certeza que vc também conseguirá seu objetivo. E vamos nessa!
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Deixe aqui seu recadinho.

Topo