17 de março de 2011

Decoração de Páscoa



Pra quem comemora a Páscoa e tem criança em casa, sabe como é gostoso a preparação para essa data. Aqui em casa, minha filha ainda acredita em coelhinho e, na noite que antecede a páscoa, vai pra cama cheia de ansiedade perguntando se o coelhinho vem. É uma delícia preparar a cena para o domingo... o coelhinho sempre suja a casa com suas patinhas, derruba alguma coisinha por onde passa, come alguma guloseima e deixa o ovo da Laura bem escondido pra ela procurar.
Esse ano encontrei essa imagem fofa para decorar a casa também, adorei. Principalmente porque parece ser fácil e barato de fazer. Basta fita de papel crepom em laranja, ir enrolando (a Martha Stewart escondeu bijus e brinquedinhos nas cenouras), fazer a folha e colar com cola quente, aí coloca numa cesta com palha no fundo e escolhe onde vai deixar a nova decoração da Páscoa.



Eu acreditava em coelhinho e, pelo que me lembro, só fui descobrir a tal "farsa" quando tinha uns 8 anos, pois comecei a notar que era muita coincidência meu pai "esquecer" alguma coisa e ter que voltar em casa todo domingo de páscoa antes de irmos à missa... e quando a gente voltava havia um ovo na minha cama e outro na cama da minha irmã. Eu e meu marido decidimos que nossa filha iria passar por essa fantasia, acreditando no coelhinho e estaremos lá quando ela se frustrar com a descoberta. Acho que hoje as família estão muito diferentes e muitos pais escolhem não deixar os filhos entrarem nesse mundo de fantasias, não permitindo que seus filhos vivam o lado lúdico da infância. Cada família é de um jeito, cada um tem um pensamento, mas aqui entendemos que essa privação ao lúdico pode ser prejudicial no futuro, impedindo que a criança aprenda a lidar com as frustrações do dia a dia.

Mas qual é o significado dessa data?

Fonte: Wikipédia


Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da Era Comum. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.
Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pessach, data em que os judeuscomemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito.
A palavra Páscoa advém, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos que se indicam a seguir.
A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica, que é uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por 8 dias e onde é comemorado o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
A última ceia partilhada por Jesus Cristo e seus discípulos é narrada nos Evangelhos e é considerada, geralmente, um “sêder do pesach” – a refeição ritual que acompanha a festividade judaica, se nos ativermos à cronologia proposta pelos Evangelhos sinópticos. OEvangelho de João propõe uma cronologia distinta, ao situar a morte de Cristo por altura da hecatombe dos cordeiros do Pessach. Assim, a última ceia teria ocorrido um pouco antes desta mesma festividade.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. De fato, para entender o significado da Páscoa cristã atual, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar os antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa. Ostera (ou Ostara) é a Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Ostara equivale, na mitologia grega, a Deméter. Na mitologia romana, é Ceres. [1]
Os termos "Easter" (Ishtar) e "Ostern" (em inglês e alemão, respectivamente) parecem não ter qualquer relação etimológica com o Pessach (Páscoa). As hipóteses mais aceitas relacionam os termos com Eostremonat, nome de um antigo mês germânico, ou de Eostre, uma deusa germânica relacionada com a primavera que era homenageada todos os anos, no mês de Eostremonat, de acordo com o VenerávelBeda, historiador inglês do século VII.

Se você decora a sua casa para a Páscoa e quer me enviar as imagens para eu postar aqui no blog, envie para o meu e-mail graivanow@yahoo.com.br


ATUALIZANDO...


A Fernanda Reali fez um post com ideias lindas e fáceis de fazer para a páscoa, passa lá e veja o post.

Beijocas.



2 comentários :

  1. Eu também pintava patinhas pela casa quando minha irmã era pequena, ela se ligava na brincadeira, acho que nem pensava no coelho, em outros anos chegou a pedir pra eu esconder...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. O que eu fazia(eles estão grandes)é esconder os ovos. Eles adoravam.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Deixe aqui seu recadinho.

Topo