13 de junho de 2011

Doação de afeto - Você pratica?



Encontrei uma reportagem interessante na Revista Casa e Jardim e quis reproduzir aqui no blog. Isso mostra que revistas sobre construção e decoração não abordam só assuntos do mesmo tipo, mas também traz matérias importantes sobre outros assuntos, mas, claro, não saindo do ramo. Nesta matéria, por exemplo, mostra o que é possível fazer com os arranjos de flores que usamos na decoração de festas e que, nem sempre, os convidados levam para casa.



No projeto Flor Gentil, os arranjos florais duram mais do que os eventos que decoram. Ainda bonitos no dia seguinte, são recriados e entregues a idosos em 11 asilos de São Paulo.



A florista Helena Lunardelli, 38 anos, sempre gostou de passar a maior parte do tempo em festas sentada ao lado dos avôs de amigos ouvindo as histórias deles. Essa atenção especial ao idoso e a vontade de reaproveitar as flores dos eventos que, ainda bem vivas e no auge da beleza, são jogadas no lixo no dia seguinte, deu origem ao projeto Flor Gentil. “imaginei que, com o reaproveitamento dessas flores em pequenos arranjos, poderia alegrar os idosos em visitas aos asilos e conseguir com eles o mesmo efeito terapêutico que os doutores da alegria obtêm com as crianças”, diz. 
Com outros profissionais de São Paulo, ela montou um esquema para a retirada da decoração de salões e igrejas durante os fins de semana. “nesse trabalho, que tem autorização dos donos das festas, uso os funcionários e o carro do ateliê”, afirma Helena.
Para a limpeza das espécies e a montagem dos novos arranjos, Helena conta com 300 voluntárias inscritas, que dedicam algumas horas das tardes de domingo a terça-feira. Em grupos de 40 mulheres, elas se revezam nas duas bancadas do ateliê da florista
Antes de lançar o projeto, em setembro do ano passado, Helena correu atrás de parceiros: a Tramontina doou 60 tesouras de poda e a Rizzo Embalagens passou a fornecer as espumas florais e as folhas de papel celofane para finalizar os buquês. “Como crescemos, agora eu preciso de outros parceiros para alugar um salão maior, comprar outro carro e cobrir os custos que chegam a R$ 5 mil por mês”, afirma a florista, que se encarrega pessoalmente das entregas de 400 arranjos por semana em 11 casas de repouso de são Paulo. "Acredito que a expectativa e o vínculo que criamos nos idosos fazem eles se sentirem melhores".




As flores fazem bem aos olhos e a alma, quem é que não gosta de flores pela casa, no trabalho, passear em ruas com árvores e jardins repletos de flores? Eu adoro. Imagina como esses lares de idosos não ficam mais alegres e aconchegantes com os arranjos enfeitando os parapeitos das janelas, a mesa de cabeceira, uma varanda? Isso é um exemplo de que uma pequena atitude, um pequeno gesto, pode sim mudar um lugar ou uma pessoa. 
Talvez você não possa levar flores a um asilo, mas e dedicar apenas uns intantes para sentar e conversar com uma pessoa mais velha? Pode até ser um familiar, os seus pais, ou avós, um vizinho que está sempre sozinho, todo mundo tem uma história para contar.


Uma boa noite e uma ótima terça-feira.

Graciane Ivanow.



9 comentários :

  1. Olá!
    Post lindo esse seu. Me fez recordar dias de estudante onde visitava alguns asilos..e como eu voltava triste para casa, mas com a sensação de dever cumprido. Hoje não visito mais asilos, mas fazemos um trabalho muito legal com crianças de uma instituição chamada CREN que atende crianças subnutridas. O alimento elas recebem lá, mas carinho...nós precisamos fazer a nossa parte. Isso também e doação de afeto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que linda essa matéria, Grá!

    ResponderExcluir
  3. Oi Graciane!
    Amiga eu ja havia lido esse post na casa e jardim e ja havia me emocionado com a materia!
    Que bom que vc resolveu postar pq isso faz tão bem a alma,né?Não frequento asilos pq me emociono muito e normalmente fico deprimida principalmente com aqueles que são "esquecidos" pelos familiares,mas sempre que posso faço uma gentileza a alguem e confesso que isso me faz muito bem!Amiga obrigada pela visitinha tá?Beijinhos e boa noite!

    ResponderExcluir
  4. Oi gostei muito de teu blog, parabéns. Já estou seguindo, grande abraço e felicidades, Nivia.

    ResponderExcluir
  5. Graciane,
    Vim agradecr sua participação no sorteio e dier que amei este post, fiquei emocionada.
    Bjs

    Eli

    ResponderExcluir
  6. Graciane, querida recebi ontem meu kit mococa e AMEI, já postei lá no meu cantinho
    beijoka amiga e muito obrigada

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post e imagino a felicidade dos velhinhos com esses arranjos, pelo menos há outra utilidade para os arranjos qd a festa acabar: fazer alguém feliz!
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Adorei a matéria, muito interessante.
    beijos e boa semana pra você

    ah, aqui na Bolívia encontro leite evaporado em latas. Na verdade, parece um leite condensado mais aguado... achava que aí no Brasil também tinha... que pena. Vou pensar num substituto e te aviso.
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Deixe aqui seu recadinho.

Topo