7 de janeiro de 2011

Charutão ou Mafufão???

Olá!



Sou campineira, então, desde que me conheço por gente, é Charuto de Repolho, mas aqui em Minhas (onde moro há 17 anos), chama-se Mafufo. Tanto faz. O que importa é, se você gosta desse prato mas acha meio trabalhoso de fazer, faz como eu, esquece que o original é enroladinho, um por um em folhas de repolho, couve ou folha de uva (sim, meus ancestrais russos enrolavam na folha de uva, e, segundo meu avô, a folha ficava marinando por dias e tinha um gosto de "estragada"...) e joga tudo na panela!

É muito fácil!

Ingredientes:

1/2 kg de carne moída (sempre peço Patinho, mas como não tinha usei o miolo da Alcatra, o açougueiro não se conformava que eu iria moer o miolo da alcatra...)
1 cebola grande
5 dentes de alho
cheiro verde a gosto
2 tomates
1/2 repolho
1 e 1/2 xícaras de arroz
sal a gosto (eu uso Sabor Ami da tampa azul, sem pimenta)
orégano (sempre coloco na carne, pois não suporto cheiro de carne e o orégano disfarça muito - só o cheiro, pois eu amo comer carne)

Preparo:

1º fritei a carne com um fiozinho de azeite de oliva, deixei fritar bem, só com sal. Depois acrescentei a cebola picada, o alho amassadinho e o tomate picado e deixei refogar. Quando a carne estava bem sequinha acrescentei o arroz e deixei refogar mais um pouco.


Fui colocando água quente aos poucos (aproximadamente umas 3 xícaras), pois morro de medo de empapar. Quando o arroz estava quase cozido, acrescente o repolho cortado em tiras largas e o cheiro verde (nessa etapa também acerte o sal, se precisar) e deixei terminar de secar a água. Pronto!
Ficou bem gostoso. E muito prático para quando estamos com pressa na cozinha, pois, é um prato único.
Não sei se é um prato calórico (acho que não), mas é só comer pouco, eu realmente comi só isso que estava no prato, claro, fiquei morrendo de vontade de repetir, mas não dá, o que é que eu vou dizer na segunda quando postar sobre a Dieta Coletiva, né? rs
E se gostar, pode fazer com arroz integral também. Eu adoro, mas meu marido torce o nariz pra ele!


Beijooo!

4 comentários :

  1. Adorei o post, parece delicioso!!!
    Bom fds.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Parece uma delícia! Vou copiar a receita. bjs e boa semana, Mari

    ResponderExcluir
  3. olá Graciane.
    Obrigada pela visita e comentário tão gentil no blog. Eles me deixam muito feliz.
    Gostei da sua idéia do charuto livre, mas a verdade é que eu adoro as folhas de repolho. Não curto muito as folhas de uva. Mas qualquer dia faço sua receita.
    Bjão
    Mari

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Deixe aqui seu recadinho.

Topo