Olá!
Sou campineira, então, desde que me conheço por gente, é Charuto de Repolho, mas aqui em Minhas (onde moro há 17 anos), chama-se Mafufo. Tanto faz. O que importa é, se você gosta desse prato mas acha meio trabalhoso de fazer, faz como eu, esquece que o original é enroladinho, um por um em folhas de repolho, couve ou folha de uva (sim, meus ancestrais russos enrolavam na folha de uva, e, segundo meu avô, a folha ficava marinando por dias e tinha um gosto de "estragada"...) e joga tudo na panela!
É muito fácil!
Ingredientes:
1/2 kg de carne moída (sempre peço Patinho, mas como não tinha usei o miolo da Alcatra, o açougueiro não se conformava que eu iria moer o miolo da alcatra...)
1 cebola grande
5 dentes de alho
cheiro verde a gosto
2 tomates
1/2 repolho
1 e 1/2 xícaras de arroz
sal a gosto (eu uso Sabor Ami da tampa azul, sem pimenta)
orégano (sempre coloco na carne, pois não suporto cheiro de carne e o orégano disfarça muito - só o cheiro, pois eu amo comer carne)
Preparo:
1º fritei a carne com um fiozinho de azeite de oliva, deixei fritar bem, só com sal. Depois acrescentei a cebola picada, o alho amassadinho e o tomate picado e deixei refogar. Quando a carne estava bem sequinha acrescentei o arroz e deixei refogar mais um pouco.
Fui colocando água quente aos poucos (aproximadamente umas 3 xícaras), pois morro de medo de empapar. Quando o arroz estava quase cozido, acrescente o repolho cortado em tiras largas e o cheiro verde (nessa etapa também acerte o sal, se precisar) e deixei terminar de secar a água. Pronto!
Ficou bem gostoso. E muito prático para quando estamos com pressa na cozinha, pois, é um prato único.
Não sei se é um prato calórico (acho que não), mas é só comer pouco, eu realmente comi só isso que estava no prato, claro, fiquei morrendo de vontade de repetir, mas não dá, o que é que eu vou dizer na segunda quando postar sobre a Dieta Coletiva, né? rs
E se gostar, pode fazer com arroz integral também. Eu adoro, mas meu marido torce o nariz pra ele!
Beijooo!
Adorei o post, parece delicioso!!!
ResponderExcluirBom fds.
Bjo
Parece uma delícia! Vou copiar a receita. bjs e boa semana, Mari
ResponderExcluirolá Graciane.
ResponderExcluirObrigada pela visita e comentário tão gentil no blog. Eles me deixam muito feliz.
Gostei da sua idéia do charuto livre, mas a verdade é que eu adoro as folhas de repolho. Não curto muito as folhas de uva. Mas qualquer dia faço sua receita.
Bjão
Mari
Tb conheço como charuto de repoulho. Delíciaaaaa.
ResponderExcluir