10 de abril de 2013

Viagem a João Pessoa - Paraíba

Gente, estou para fazer esse post há tempos, então, aqui vai, finalmente!



No finalzinho de janeiro desse ano fui a João Pessoa, no estado da Paraíba, com a família (tias, tio, primos e minha filha, maridinho não foi) e amei tudo, desde a viagem de avião (foi a primeira vez que eu e minha filha viajamos de avião) que foi super tranquila, incluindo o lugar, o hotel, a gastronomia, as compras e as companhias. 



Pegamos o voo no Aeroporto Internacional de Guarulhos, ida e volta com a Tam, 2 horas e meia de voo, super tranquilo mesmo com o temporal que pegamos quando passamos por Minas Gerais.

Compramos o pacote pela CVC, então, fomos recepcionados pelo pessoal da agência assim que chegamos ao aeroporto de João Pessoa, pessoal muito bacana e prestativo. O ônibus nos levou até o hotel num percurso de uns 15 minutos. Quando saímos de São Paulo estava frio, mas lá em João Pessoa o tempo era abafado, ainda bem que eu estava com uma regata por baixo do casaco, rs.

Nos hospedamos no Hotel Nord Green Sunset, na Avenida Cabo Branco, em frente à praia de Cabo Branco. 


O hotel tem uma piscina com vista panorâmica da praia de Cabo Branco, dá para visualizar desde a Ponta do Seixas (que é o lugar mais oriental das américas, onde o sol nasce primeiro) até a cidade de Cabedelo, ao norte.


A piscina não á grande, mas era nosso ponto de encontro depois de um dia de praia. Como a maré sobe muito após as 3 horas da tarde, íamos para a piscina do hotel relaxar e curtir a vista maravilhosa, onde ficávamos até umas 5 da tarde, já que o sol se põe nesse horário e como venta bastante na cidade e a piscina é no terraço, ficava bem friozinho.


Posso dizer que a melhor refeição que fiz foi no restaurante do hotel, além do café da manhã que era delicioso e farto, jantamos uma noite e almoçamos uma vez também. No jantar pedi um peixe grelhado com legumes que, apesar da demora do preparo do prato, estava divino, muito gostoso mesmo. E no almoço pedi um lanche mais leve acompanhado de fritas que também estava muito gostoso, onde almoçamos na beira da piscina.

O pessoal do hotel também é muito prestativo e simpático. Mas tivemos que pedir que trocassem nossas toalhas de banho e lençóis no meio da semana porque eles não trocavam todos os dias, já que o hotel tem a política de proteger o meio ambiente e evitar desperdício de água e poluição com resíduos dos produtos de limpeza. Tudo bem, mas que uma das coisas boas de ficar em hotel é exatamente isso, ter toalhas e lençóis limpinhos todos os dias, ainda mais na praia que, por mais que a gente tome banho parece que a areia permanece, né?

A cidade é muito tranquila, os pessoenses são muito simpáticos e receptivos. Depois de uns 3 dias descobrimos que o serviço de táxi lá é bem acessível por ser cidade turística, ou seja, achamos que não compensava alugar um carro para passear pela cidade. Ainda mais que estávamos em 8 pessoas, então, teríamos que alugar dois carros. Os passeios para as outras praias também não eram caros, custavam entre R$35,00 e R$55,00 para conhecer o estado praticamente inteiro, já que o estado da Paraíba é bem pequenino. O passeio mais caro, se não me engano, era em torno de R$90,00 para ir até Recife/Olinda ou Ilha de Itaparica ou para a cidade de Natal, que ficam distantes, mais ou menos, 1 hora e meia da cidade de João Pessoa.

No primeiro dia fizemos o City Tour já incluso pela CVC, conhecemos o Farol de Cabo Branco, de onde podemos ver a Ponta do Seixas, que é o extremo mais oriental das américas, ou seja, é onde o sol nasce primeiro, lá pelas 5 e quinze da manhã o sol já está raiando no céu.









A vista é linda! E achei perfeito a combinação cerrado + mar.


E eu não podia deixar de experimentar o delicioso sorvete de caipirinha com calda de cachaça. Perfeito para o calor desse dia.


Cocada na Kenga, doce típico da região.

Depois fomos ao centro histórico de João Pessoa... passamos pela lagoa do Parque Solon de Lucena, linda. Ah, lembrando aqui que a cidade de João Pessoa é a 2ª mais verde do mundo.



Depois seguimos para o centro...


Igreja do Largo de São Frei Pedro Gonçalves.



Centro Cultural de São Francisco.



Casas do centro histórico.


Antigo Hotel Globo.


Essa foto tirei a pedido da minha filha, que amou a casa rosa! rs



Rio Sanhauá, por onde começou a colonização da Paraíba, por isso a cidade cresceu do centro para o litoral e não o contrário, como de costume.

Depois fizemos uma parada no MAP - Mercado do Artesanato da Paraíba, eu amei, né?


Muitas lojinhas de artesanatos típicos da cidade e uma água de coco geladinha para finalizar as compras.

E eu não podia deixar de trazer uma lavadeira na bagagem... 


À noite íamos passear pelo calçadão da praia do Cabo Branco/Tambaú, procurando um novo restaurante para jantar. As calçadas são bem cuidadas e bem movimentadas com pessoas andando de bicicleta, patinando, andando de skate, caminhando, correndo ou, simplesmente, sentados nos banquinhos batendo um papo e apreciando a lua maravilhosa que víamos todas as noites...


Parece pintura, né?


Como podem ver, a orla da praia é muito preservada com vegetação rasteira, evitando assim que a areia invada a rua/calçada devido ao forte vento (uma dica, na cidade venta muito, a brisa é muito fresca, a gente não sente que o sol está queimando, então, abusem do filtro solar mesmo que achem que o sol não está forte, pois, sim, ele sempre estará).



Fizemos o passeio para as Piscinas Naturais do Seixas, um passeio deslumbrante, lindo mesmo. Mas antes passamos pela Estação Ciência de Cabo Branco - Centro de Ciências, cultura e artes de João Pessoa, obra de Oscar Niemeyer.





Vista do terraço panorâmico da Estação Ciência.


Chegando nas piscinas naturais...


É lindo, vale muito a pena. Esse passeio é novo. Existe também a Piscina Natural de Picãozinho, que é um passeio mais antigo, mas eu não fiz, pois me disseram que a maré lá é muito baixa, que a água fica na altura do tornozelo. Já nesse passeio não, é possível ficar com o corpo todo na água. Não consegui me imaginar durante 3 horas com a água só no tornozelo... é muito quente.


Ao fundo dá para notar os arrecifes de corais, que impedem que as ondas mais fortes atinjam a costa de João Pessoa.


Praia da Penha, vista do catamarã. 




A praia da Penha é um vilarejo de pescadores, com uma praia super preservada, pacata.

Na volta do passeio almoçamos num restaurante na beira dessa praia, Restaurante Muxima, simples, gostoso, mas caro. Foi onde comi a melhor caldeirada de frutos do mar da minha vida. A moqueca de peixe também era muito boa.


Falésias da Praia de Cabo Branco. A cor do mar é linda, eu não me cansava de olhar.


Se você quiser um guarda-sol ou cadeiras vai ter que alugar, os quiosques não disponibilizam esse serviço gratuitamente. O aluguel de um guarda-sol com quatro cadeiras custava R$20,00, se quisesse cadeira extra eram cobrados mais R$5,00 por cadeira.


Fim de tarde na praia de Cabo Branco...

Quem me perguntar se eu fui ver o famoso por do sol na Praia do Jacaré, não, eu não fui. Estava quente demais e para pegar um bom lugar nos bares era preciso ir bem cedo para a praia, e tivemos a informação que a Praia do Jacaré é imprópria para banho porque fica ao lado do Porto, então, eu preferi não ir, pois achei que a minha filha, que tem 7 anos, não gostaria de passar algumas horas sentada só olhando a praia...

Quanto aos outros restaurantes, também jantamos no Restaurante Pontal de Cabo Branco, delicioso, lugar aconchegante, com música ao vivo. Uma dica é sempre pedir peixe, camarões, frutos do mar, se você gostar, claro, pois é tudo muito fresquinho, pescado no dia mesmo. E se for pedir carne vermelha, peça carne de sol, é deliciosa e não tem nada a ver com a carne seca que comemos aqui no sudeste, ela é macia e suculenta. Comemos espetinhos de carne de sol no Espetinho do Gaúcho, na Av. Cabo Branco. Um conselho? Jamais peça picanha, filé mignon, não conseguimos encontrar nenhum que agradece... Também fomos em duas pizzarias, mas esqueci os nomes, rs, vou pesquisar e depois atualizo a postagem.

Eu amei essa viagem, foi um sonho realizado. Eu sempre quis conhecer porque minha avó materna veio da Paraíba e ouvindo suas histórias de criança eu sonhava em conhecer sua terra natal.

Gostaram?

Beijocas e até a próxima!

Imagens: Quase todas as imagens são de minha autoria, exceto pelas imagens do hotel, que foram tiradas do site do Green Sunset e as imagens do MAP e das lavadeiras que retirei do Google.

4 comentários :

  1. Sou paulistana mas moro em Joao Pessoa, na praia do Cabo Branco, de frente ao mar, perto do restaurante Olho de Lula. Realmente o lugar é liiiindo, vcs foram ver o por do sol na Praia do Jacaré? o por do sol acompanhado da musica bolero de ravel tocada por um musico que atravessa de barco , bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beth. Não fui não, deixei para ver o por do sol da próxima vez que voltarmos... Dizem que é maravilhoso mesmo. Obrigada pela visita. Bjs!

      Excluir
  2. Oi Graciane, adorei!
    Estou louca pra ir a João Pessoas com as minhas filhas e marido. Já estive lá sozinha, mas quero voltar.
    A sua descrição me deumais vontade ainda de retornar a essa cidade linda.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá sim, vocês não vão se arrepender, é tudo muito lindo, muito gostoso e preservado. Vale muito a pena. Eu amei a viagem. E minha filha também, aproveitou muito. Bjs!

      Excluir

Obrigada pela sua visita! Deixe aqui seu recadinho.

Topo