8 de março de 2011

Cookie de Chocolate



Eu amo cookies, ainda mais num dia frio e acompanhado de um copo de leite puro.
Já fiz várias receitas mas nunca conseguia um sabor que realmente me agradava, sempre ficava com mais gosto do açúcar mascavo do que deveria, mas finalmente encontrei uma receita com as proporções corretas. Ficou delicioso, crocante, divino e só durou alguns dias porque estou me reeducando na alimentação, pois minha vontade era devorar o pote inteiro!


A receita eu tirei do site Tudo Gostoso e foi aprovada por todos que comeram.

Ingredientes:


  • 125 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 3/4 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 1 ovo
  • 1 3/4 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 300 g de chocolate meio amargo picado
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • Para fazer cookie de chocolate acrescentar 1/4 xícara de chocolate em pó


Preparo:



  1. Misturar a manteiga, açúcar mascavo, açúcar, essência de baunilha e chocolate em pó (se for fazer cookie com base de chocolate)
  2. Adicionar o ovo batido aos poucos e misturar bem
  3. Adicionar a farinha aos poucos e ir misturando bem
  4. Pode ser na mão ou na batedeira planetária
  5. Por último adicionar o fermento e misturar só para incorporá-lo à massa
  6. Depois da massa bem misturada, adicionar o chocolate picado
  7. Formar bolinhas pequenas e assar em forno pré-aquecido, sobre papel manteiga por aproximadamente 15 a 20 minutos no forno à 250°
  8. As bolinhas podem ser pequenas pois os cookies se espalham no forno
  9. O tempo de forno depende e tem que cuidar para não queimar embaixo.                                                   



Eu coloquei a medida de uma colher de sopa, mas os cookies foram se espalhando e ficaram enormes. Então, da próxima vez vou usar uma colher de sobremesa como medida. Forrei a forma com papel manteiga, nem precisou untar e depois foi só puxar o papel, mas espere esfriar. 

E também acrescentei castanha de cajú picada, mais ou menos umas 3 colheres de sopa. 

Uma opção perfeita para presentear sem gastar muito e com carinho, depois é só caprichar na embalagem.

Beijocas.

7 comentários :

  1. Hummm, deve ser delicioso!!!
    Estou passando rapidinho por aqui, só pra desejar a você um Feliz dia da Mulher - hoje e sempre!!!!

    ResponderExcluir
  2. ....só faltou o café,hummmmmmmmmm que delícia!
    Bj
    Helia
    http://www.noticiasdecascais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Graciane, minha filha já pegou sua receita e foi fazer! Que delícia! Beijos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  4. Oi, querida! Obrigada pelo apoio! Saindo do aluguel já fiquei feliz, agora vivo aqui noite e dia e aos pouquinhos vamos fazendo da nossa casinha um pedacinho do céu. Eu sei que estou sumida, mas sempre confiro seus posts, só não sobra tempo pra comentar. Beijos e amei a receita! Já anotei. Continue fazendo coisas deliciosas pra gente.

    ResponderExcluir
  5. Adorei os cookies, hum....água na boca, acho que vou experimentar fazer.
    Grata pela visita e comentário tão carinhoso,
    Bjusss,
    jud-artes.

    ResponderExcluir
  6. Hum, deve ser muito bom mesmo. Gostei da ideia de dar um mimo para alguem com cookies. Sempre agrada.
    Uma otima semana. Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Deixe aqui seu recadinho.

Topo